domingo, 9 de maio de 2010

O computador e sua contribuição para transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica

Como o computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica?




O computador é um instrumento da tecnologia que vem sendo muito utilizado, através da internet principalmente, nas escolas, ocorrendo transformações dentro desta e proporcionando uma aprendizagem com o uso de outros recursos, alterando assim a prática pedagógica.


http://profealine.blogspot.com/2008/08/como-o-computador-contribui-para.html



Com o computador os alunos ficam mais motivados para aprender, aguçam suas curiosidades,trabalham em equipe e é uma riquíssima fonte de pesquisa, ajuda os professores na prática pedagógica, porque oferece muito recursos
didático que antes ficava longe das nossas condições de buscar. Como : - acervos bibliográfico, jogos interativos, sistema de arquivos de atividades, programas educativo. Porém, ainda estamos longe da excelência da informática. Falo no meu caso, levo os alunos somente uma vez por mês, isso quando no meu dia não cai um feriado. Fica impossível de montar uma sequência didática.

http://embernardino-zequi.blogspot.com/2008/10/como-o-computador-contribui-para.html

Vivemos na era da globalização que se apresenta como um dos processos de aprofundamento da integração econômica, política e social ocasionando o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo, fazemos parte do que chamamos de “aldeia global”. É dentro deste contexto que se torna necessário a utilização do computador na sala de aula uma vez que temos que preparar nossos alunos para os desafios da contemporaneidade instrumentalizando-os para o mercado de trabalho. Alem disso o computador é um recurso didatico muito importante para diversificar a aula e deve ser usado de maneira integrada e inteligente para que ocorra uma efetiva aprendizagem.

http://proinfojuliane.wordpress.com/2008/10/02/como-o-computador-contribui-para-a-transformacao-da-escola-da-aprendizagem-e-da-pratica-pedagogica/

A escola, por ser um espaço coletivo de interação e transformação de pessoas, necessita de uma ampla utilização de novas ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Para tanto é necessário que haja estruturas física, procedimental e formativa adequadas para que se operacionalizem projetos pedagógicos com um mínimo de qualidade.

Muitas vezes fala-se de políticas públicas para inclusão digital; de desenvolvimento de ferramentas tecnológicas educacionais apropriadas e "antenadas" com a nossa realidade; e de projetos inovadores e diferenciados na escola; porém o desenvolvimento desses projetos na escola ficam emperrados em aspectos burocrático-administrativos, que muitas vezes acabam atrapalhando o desenvolvimento de atividades propostas pelos professores.

Para que o computador chegue a ser uma ferramenta útil, contribuindo para a formação e transformação de nossos alunos, será necessário além de vontade política das pessoas envolvidas no processo educacional, um gerenciamento técnico mais próximo das unidades escolares e dos professores.
O conhecimento técnico tem de ser um aliado das propostas pedagógicas.


Como realizar pesquisas, análises e produções com nossos alunos, com esse excessivo cerceamento e controle quanto à navegação de sites no laboratório da escola?


O professor é a pessoa mais adequada para saber o que é, e o que deve ser estudado e pesquisado pelo aluno. Só ele, convive diariamente, e sabe com precisão, quais são as necessidades e quais os caminhos deverão ser percorridos e transitados pelos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem.

Há necessidade de uma conexão mais rápida entre os eixos educacionais, gerenciais e administrativos, pois o nosso maior interesse é a formação e principalmente a transformação do nosso aluno.

Só para amenizar um pouco o tom do texto, gostaria de citar a leitura que fiz da teórica Lucília Helena Garcez, em A leitura da imagem, onde ela destaca que há muitos procedimentos que são comuns à análise do texto e da imagem e propõe que a escola elabore, nas diversas áreas de conhecimento, estratégias concretas para que os jovens desenvolvam a competência de analisar, compreender e interpretar de forma crítica a avalanche de imagens à qual estão expostos.

Para ocorrer na escola processos de análise, compreensão e interpretação crítica é necessário uma mediação única e exclusiva dos professores.

http://embernardino.blogspot.com/2008/10/como-o-computador-contribui-para.html

.Atualmente vivemos um período de transição. A velocidade das informações é grande, exige dos educadores novas habilidades, e o computador é uma enorme contribuição para a escola, para a aprendizagem, vinculando a escola as questões sociais, democráticas, não só do ponto de vista da seleção de conteúdos, como da própria organização escolar, buscando respostas, contribuindo para uma sociedade verdadeiramente democrática, igualitária, para a expansão das informações e comunicações, de uma escola mais conectada, apoiada em relações sócio-econômicas e vivenciais.

http://proinfolenir.wordpress.com/2008/10/06/como-o-computador-contribui-para-a-transformacao-da-escola-da-aprendizagem-e-da-pratica-pedagogica/

É válido acrescentar, depois dos comentários lidos que ainda exitem controvérsias quanto ao uso desta tecologia tão valiosa, e para que seja utilizada de forma que acrescente ao trabalho pedagógico, faz-se necessário uma reorganização do ambiente escolar para a integração desta ferramenta a aprendizagem de forma mais eficaz. Enfim, o computador é um grande recurso que proporcionará muitos debates sobre a forma de como utilizá-lo nas escolas. Por Ellen de Castro.

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